Você sabia que a última ceia de Cristo aconteceu na Páscoa Judaica? E que o pão sem fermento presente era de consumo tradicional da Pessach judaica? Não? Então, vêm comigo conhecer um pouquinho mais desta História. "Jesus Comemora a Páscoa" no cardápio havia pão sem fermento.
Encontramos em Marcos 14, 12-20 "No primeiro dia da *Festa dos Pães sem fermento (...) Os discípulos perguntaram a Jesus:_Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor?Então, Jesus enviou dois discípulos com a seguinte ordem:_Vão até a cidade. Lá irá se encontrar com vocês um homem que estará carregando um pote de água. Vão atrás desse homem e digam ao dono da casa em que ele entrar que o Mestre manda perguntar: "Onde fica a sala em que eu e meus discípulos vamos comer o jantar da Páscoa?".Então, ele mostrará a vocês no andar de cima uma sala grande, mobiliada e arrumada para o jantar. Preparem ali tudo para nós". (1)
Assim fizeram os discípulos. O Texto de Marcos faz referência a Páscoa judaica ou em hebraico o nome desta festa é Pesach, "festa em que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão do Egito (...) Cai no dia 14 do mês de nisã(mais ou menos 1° de abril)". (2) O jantar de Páscoa que Cristo participa tem como um dos alimentos o pão. Este pão era o feito sem fermento ou pão Ázimo. Ele fala em "Festa dos Pães sem fermento", momento de "Festa dos israelitas que começava na Páscoa e durava sete dias" Então, " A festa recebeu este nome porque durante aquela semana só se fazia pão sem fermento (...)Essa festa ia de 15 a 21 do mês de nisã (mais ou menos a primeira semana de abril)".(3)
Mas, porque apenas pão sem fermento? Segundo Heinrich Jacob a relação era simbólica já que:"decerto que se podia comer durante todo o ano e em todas as circunstâncias o pão profano, cozinhando no forno dos egípcios e com fermento dos egípcios, mas na presença de Deus ou de seus enviados era obrigatório comer pão sagrado, cozido na cinza e sem fermento. O próprio Deus só comia desse pão. (4) E aqui encontramos uma leitura que associa o fermento ao pão e fermento profano dos egípcios, tal entendimento também está presente na Bíblia que fala que os "Pães feitos sem fermento, que eram comidos durante certas comemorações e festas religiosas; o fermento era símbolo do pecado". (5) Ou seja a presença do pão sem fermento na ceia cristã está relacionada a uma tradição judaica e sua relação com a Festa dos Pães sem fermento e a Páscoa judaica. A qual, "Para os judeus, ela representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida".(6) Nesse sentido, segundo Fernando Altmeyer Júnior, da PUC de São Paulo, " a Páscoa cristã recebeu o nome da comemoração judaica porque a Paixão de Cristo aconteceu no início do Pessach – a festa judaica dura sete dias em Israel e oito em outros lugares. A cerimônia conhecida como Última Ceia teria sido um Seder, o tradicional jantar realizado na véspera do início da Páscoa judaica. Apesar de receberem o mesmo nome, as duas celebrações não ocorrem necessariamente em datas coincidentes.
A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera (de outono, no hemisfério sul). Já as comemorações da Páscoa judaica têm início na primeira lua cheia do mesmo equinócio". (6) Incrível como a alimentação permite uma pluralidade de leituras e percepções.
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📚✍🏽Referências.
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📸 Pão Ázimo.
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📸 Domínio público. Francisco Henriques - Última Ceia.jpg. por volta de 1508. Dimensões:442 × 600. Última Ceia. Tipo de objeto: quadro. Médio: óleo no painel. Dimensões altura: 121 cm; largura: 89 cm.
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(1) (2)(3)(5)Bíblia Sagrada: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2012. p, 1019;1277;1274.
(4) Jacob, Heinrich Eduard, Seis mil anos de Pão. Tradução José M. Justo. São Paulo: Nova Alexandria, 2003. p, 78.
(6)Por Da Redação. Qual a relação entre Páscoa judaica e a cristã?Caio Ramos. 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 31 mar 2004, 22h00
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