No livro, "Alimentos Regionais Brasileiros" o abricó aparece como uma fruta da região Norte que: "é cultivado nos igapós e margens inundáveis de rios na região Amazônica, principalmente no estado do Pará. Árvore de porte médio, podendo atingir 20 m de altura, o abricó se propaga com facilidade por meio de sementes, que germinam entre 12 e 18 dias. A planta pode iniciar a floração a partir de seis/oito anos".(1) Mas, Sidiana e o sabor do abricó? Os viajantes Spix e Martius, quando de sua passagem pelo Pará, nos falam que: "o chamado abricó-de-pará (Mammea americana L.), uma ameixa às vezes do tamanho da cabeça de criança, que na cor e no sabor se assemelha ao abricó europeu".(2) O abricó europeu que o viajante faz referência, provavelmente era o damasco. Raquel Prato, do site Jardineiro Net, nos diz sobre o fruto e o sabor que: " De formato globoso, eles tem a casca pardacenta, polpa carnosa, amarela a alaranjada e carregam quatro sementes cada. O sabor é adocicado, mas a textura varia, podendo ser crocante, suculenta, mais firme ou mais macia".(3) Sendo justamente esse sabor adocicado que permite que da polpa fosse feito compotas, geleias, sucos, etc...além do consumo in natura que também era/é uma preferência, muitas vezes, ali mesmo no quintal se degustava o abricó.
.
.
.
💬 To be continued...
.
.
.
📚✍️🏽 Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998.
Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📸 Mayara Ribeiro Ferreira, Abricó, Abaetetuba, 2022.
(1) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção
Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. p, 19.
(2)SPIX, Johann Baptiste Von & MARTIUS, Carl Friedrich Philippe von. Viagem pelo Brasil. (1817-1820). Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938, p, 41.
(3)Abricó-do-Pará- Mammea americana.
Por Raquel Patro. Em 12 de abril de 2018.
Comentarios