top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Bolo Amélia.

Começando os textos de 2024 com uma receita do século XIX, publicada no livro do Doceiro Nacional, de 1895, em sua 4° edição melhorada, trazia uma receita do "Bolo Amélia."(1)

Observem que a "base" deste bolo é amêndoas. Muito comum no século XIX o uso de amêndoas na maioria das receitas de bolos de influência portuguesa. Além de manteiga e ovos. Nesse sentido, o uso de amêndoas, ovos e manteiga integra “as receitas conventuais que tanto marcaram a doçaria brasileira”,(2)bem como “ingrediente tradicional da doçaria ibérica e do Magreb”(3)Lembrando que as amêndoas contavam na lista de produtos importados e de valor econômico elevado. O bolo Amélia é aquele tipo de bolo ideal para um cafezinho da tarde. [E não esqueça de forrar a fôrma com papel manteiga ou ele vai grudar].


.


.


.


📚✍️🏽 Referências.

🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.

📸 Sidiana Macêdo, 31 de Dezembro de 2023.

(1)Doceiro Nacional ou Arte de fazer toda qualidade de doces. 4° edição melhorada. Rio de Janeiro: B. L. GARNIER , Livreiro Editor, H. Garnier, Sucessor, 71, Rua do Ouvidor, 71. 1895.

(2)(3)LODY, Raul. A virtude da gula: pensando uma cozinha brasileira. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014, p.48.



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page