Em Manaus nós ficamos no"Novo Hotel". E quando estamos num hotel a melhor parte para mim sempre é o café da manhã. Eu amo!
Aqui em Manaus, havia a oferta no café da manhã, de alguns alimentos mais regionais. Dentre eles, estavam os descritos no carrossel. Interessante observar o uso da fruta tucumã [sobre essa fruta, comento um pouco mais no texto anterior]. O guaraná o açaí. Mas, você sabia que o consumo e cultivo do guaraná era realizado por povos originários, muito tempo antes do processo de colonização? Aliás, os Maués faziam bastões de guaraná. Nesse sentido, os relatos dos médicos Godinho e Lindenberg nos falam que a forma de fazer os bastões de guaraná, era feito pelos índigenas e que ao longo do tempo teve algumas modificações: “os filhos de Santarém e de Manaus lhe dão os modelos mais graciosos, como, por exemplo, formas de animais- tartarugas, crocodilos, cobras e lagartos; formas de frutas: - ananases, cacau, etc”.(1) À venda aliás, dos Bastões de guaraná chega a primeira metade do século XX. Desta forma, a venda do guaraná sob a forma de bastões ou paus roliços tenha continuado a existir, como pode ser observado em anúncio datado de 1 de janeiro de 1932, publicado no jornal Folha do Norte, o qual, entre outros produtos, informava que o quilo do guaraná em pau custava dez mil réis.(2) Assim, neste mesmo mês e ano, a Fábrica Gram-Pará, da propriedade de Oliveira Simões, com sede na Rua 13 de Maio, 26, em Belém, e na capital federal, cidade do Rio de Janeiro, fábrica situada na Conselheiro número 22, anunciava seu Guaraná Simões, “Fabricado hygienicamente com puro guaraná de Maués e absolutamente imune de álcool”, proclamando ser o “único privilegiado, de renome universal, que todos -sem discussão – aceitam e gostosamente bebem, por seu sabor agradabilíssimo e por suas poderosas qualidades tônicas e estomachicas”. Sendo o dito guaraná, segundo o anunciante, “um produto sem igual no Brasil”, já havendo sido “premiado com diplomas d‟honra e medalhas d‟ouro em Milão, S. Diego, Turim e Sevilha e em todos os certamens nacionaes a que tem concorrido”.(3) Os usos do guaraná como medicinal. E você? Qual das comidinhas e/ou bebidinhas servidas no café da manhã do hotel você gostaria de comer?
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📌 Lembramos que se você faz uso dos meus textos, peço que dê os créditos e faça a citação. Afinal, aí reside a riqueza da literatura bibliográfica: a sua diversidade de obras.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
(1) GODINHO; LINDENBERG, op. cit., p. 30.
(2)Folha do Norte, 1 de janeiro de 1932, p. 01.(3) Folha do Norte, 10 de janeiro de 1932, p. 02.
Comentarios