top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Círio de Nazaré: Comidinhas.

Hoje o Círio de Nazaré tem data certa de acontecer, no segundo domingo de outubro, religiosamente. Mas, nem sempre foi assim. A procissão do Círio podia acontecer a cada ano em uma data diferente, inclusive, era comum que fosse realizada entre Setembro e outubro. Sobre essa realidade, em 1886, o Círio aconteceu em 31 de outubro de 1886. A diretoria da festa, naquele ano informava que "a transladação da Santa Virgem terá lugar no dia 30, às 7 horas da noite, da capella do colégio de N. S. do Amparo para a capella do palácio: o círio no dia 31 de outubro e a festa em 14 de novembro do correnre anno". A diretoria ainda, convidava "a todos os habitantes da capital e do intetior para acompanharem e assistirem todos estes actos" (1)


O pastor Daniel Kidder, quando esteve no Pará no século XIX, assim descreveu o Círio de Nazaré " A maior festividade religiosa que se celebra no Pará é a de Nossa Senhora de Nazaré. É uma festa móvel que pode cair em Setembro ou Outubro e é geralmente marcada de maneira a começar com a lua nova, na esperança que se sigam nove ou dez noites bonitas consecutivas". Nesse sentido, "A 3 de julho de 1793, Sousa Coutinho, o vigésimo quinto capitão-mor do Grão Pará e do rio Negro, determinou que (...)se celebrasse anualmente uma festa em honra à Nossa Senhora de Nazaré. A irmandade da Paróquia teve ordem de festejar a data com uma novena, uma missa cantada e uma procissão. Na primeira noite de novena, a imagem deveria ser transportada para a capela do Palácio, de modo a ser, no dia seguinte, reconduzida à igreja, em procissão pública ".(2) A população respondia ao convite do Círio, já que "Grande multidão reunia-se em tôrno da igreja, nessa ocasião, cantando a ladainha de Todos os Santos e da Virgem. Finda a reza o povo dispersava-se pela adjacências, entregando-se a tôda sorte se folguedos, tais como bailes, jogos, etc..."(3) Não podemos esquecer das comidas oferecidas e degustadas e que sempre tiveram espaço importante no arraial de Nazaré. A relação do paraense com o Círio de Nazaré se estende às práticas alimentares. Aliás, não existe casa católica que não prepare sua mesa para o "Natal dos paraenses". Ao menos três espaços são importantes no que tange os sabores do Círio: o "Almoço do Círio" tradicional festa familiar, que ocorre sempre nas casas após a procissão do segundo domingo de outubro. O "Arraial de Nossa Senhora de Nazaré " local de vendas das comidinhas do Círio e da alegria de comemorar a quadra Nazarena e ainda, "A barraca da Santa", espaço importante de venda de comida comida pelas famílias da sociedade com intuito de reverter as rendas para as ações beneficentes da igreja. Ao longo desta semama até o dia 9 de Outubro, o Daquilo que se come destinará suas postagens ao "Círio de Nazaré e suas comidinhas". Vamos a partir de hoje voltar no tempo e perceber os Círios de outrora a partir do mundo da Alimentação, ressaltando permanências até os dias atuais.


Sobre essas comidinhas e hábitos alimentares do Círio de Nazaré, falaremos nos textos seguintes. Não vai perder!!!


.


.


.


📚✍️🏽 Referências.


🛎 conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998.


Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.


📸 capa da revista A Semana. 1942.



🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.


(1) Leandro Tocantins. Santa Maria de Belém do Grão-Pará instantes e evocações da cidade. 3 ed. Editora Itatiaia Limitada. Belo Horizonte. 1987.


(2)(3) Daniel Parish Kidder, Reminiscências de viagens e permanência no Brasil. São Paulo, EDUSP/Martins Ed., 1972. p, 185,186.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page