top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Daquilo que se come no Panamá.

E o daquiloquesecome chegou à cidade de Panamá. Uma das mais bonitas da América Central. A cidade é muito cosmopolita e desde 2017 cidade criatividade da Gastronomia pela UNESCO. [E que realmente merece o título,  porque é uma cidade que permite ao turista uma imersão a sua gastronomia e que remodelou um centro histórico para isso. É lindo demais de ver! E Belém devia aprender mais sobre o que é ser uma cidade criatividade da Gastronomia]. Portanto, existe uma vida "fervente" no que se refere a Gastronomia panameña.

O centro histórico da cidade denominado de Casco Antiguo, cuja fundação remonta a 1673, por exemplo, concentra uma vida gastronômica badalada composta por restaurantes procurados, com chefes conhecidos  internacionalmente e por ser um espaço bem versátil. Lá você pode comer do mais tradicional da cozinha panameña até o melhor da comida internacional com restaurantes mexicanos,  italianos,mariscos e parrillas. Tem uma vida noturna muito badalada com bares concorridos. Casco Antiguo se encontra no bairro de São Felipe. Também uma boa rota é conhecer a região de Caz de Amador, local que era complexo militar americano até o ano de 2000, chamado de "Fort Amador", responsável por proteger a entrada  do Canal do Panamá. No local, você tem uma das mais bonitas vistas da cidade, onde você passear ao ar livre, andar de bicicleta,  patins, etc... E escolher um dos restaurantes para provar um peixe ou mariscos, tomar uma raspadinha ou uma paleta panameña. Importante também fazer a visitar ao canal do Panamá [Que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico] é uma experiência fantástica, rica e muito proveitosa. Imperdível também é a visitação ao Panamá Viejo, que é Patrimônio da Humanidade. O sítio arqueológico faz parte da primeira fundação da cidade do Panamá, datada de 1519, e denominada de Nossa Senhora da Assunção do Panamá. Além das ruínas,  o local tem um Museu fantástico, Museu Plaza Mayor, [Que também é um centro de Pesquisa Patrimonial] que permite visualizarmos muitos dos hábitos alimentares desde povos originários que já habitavam a região antes do processo de colonização espanhola. E que viviam da agricultura, pesca de peixes e mariscos e da caça. Além da rica produção de cerâmica. [Sobre essas realidade ainda falaremos em outros textos por aqui]. Além de mapear partes importantes da história do País. A culinária tradicional do Panamá possui pratos com forte influências indígenas, africanas e espanholas. E tem muita relação com seu território. A viagem turística e gastronômica ao Panamá é realmente muito importante para quem estuda e pesquisa sobre história da Alimentação. [Foi possível coletar rico material de pesquisa e análises futuras].

.


.


.


📚✍🏽 Referências.

📌 Lembramos que se você faz uso dos meus textos, peço que dê os créditos e faça a citação. Afinal, aí reside a riqueza da literatura bibliográfica: a sua diversidade de obras.

🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos. 📸 Sidiana Macêdo, Panamá, Julho de 2023.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page