top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Domingo com Plum Brandy.

O domingo pede um clássico, não!? Então, vamos de pintura a óleo, intitulada Plum Brandy, de Édouard Manet, provavelmente pintada por volta de 1877.


A tela faz parte do acervo da Galeria Nacional de Arte , Washington, DC. Conhaque de Ameixa retrata um mulher pensativa. Seria um momento de fim do dia? Ela ao que parece não espera ninguém, está sozinha, "curtindo" um momento apenas seu, numa mesa em um café em Paris. Ela se apoia numa mesa de mármore, comum nos cafés na segunda metade do século XIX, em Paris. Numa das mãos um cigarro apagado e a sua frente, a sua taça com ameixa de conhaque. Aliás, a ameixa de conhaque também compunha os cardápios e menus dos cafés parisienses oitocentista. A ameixa era embebida numa porção de Brandy. A modelo da tela foi a atriz Ellen Andrée, que já havia posado para outros pintores como Marcellin Desboutin, Pierre-Auguste Renoir e Edward Hopper. Para alguns, a tela fala de solidão ou o desânimo da moça. Particularmente, para mim a tela mostra acima de tudo autonomia, liberdade e independência daquela mulher que tem um tempo toda dela com seu cigarro e sua "plum Brandy".

Eu sempre acho que estar sozinho não é estar solitário. Vivemos numa sociedade que estar acompanhado é necessáriamemte um padrão. Sinceramente, acho importante que tenhamos tempo nosso, pra nós. Ir a uma cafeteria para apenas ver o movimento, ir ao cinema, sentar num banco da praça. Adoro a delicadeza da tela, as cores, cada pincelada. Um clássico.

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

🖼 Édouard Manet; Por volta de 1877. Óleo sobre tela. Dimensões73,6 x 50,2 cm (29 x 19 3/4 pol.) LocalizaçãoGaleria Nacional de Arte , Washington, DC. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

Para saber: Manet, Monet e a Gare Saint-Lazare , Juliet Wilson-Bareau. Reconfigurando o Modernismo: Explorações na Relação entre Arte Moderna e Literatura Moderna , Daniel R. Schwarz.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page