E a tortilla de Yuca? Deditos de maiz e Hojaldres você conhece?
É bem comum no café da manhã Panameño encontrar Tortilla de Yuca ou Maiz, deditos de maiz e Hojaldres. São opções tradicionais e que inclusive sempre é possível de encontrar nos hotéis.
Estes alimentos são o que Jorge Jurado chama de "Los frutos del mestizaje"(1) porque apesar de fazerem uso de dois alimentos basilares da alimentação indígena e que são heranças: maiz e a yuca, sofreram influências no preparo no processo de colonização. Desta forma, Jurado nos diz que:"Los mestizos y criollos, utilizando productos de las nuevas tierras (...) desarrollaron una cocina con personalidad propria. Sus recetas, fruto de un auténtico mestizaje culinario, constituyen la verdadera esencia de la cocina panameña". (2) Na fotografia e no vídeo temos as tortillas de Yuca, deditos de maiz e os hojaldres. As tortillas de Yuca tem sua base na mandioca, ovo, sal e tostadas na frigideira. Algumas levam na massa queijo e são ótimos acompanhamentos no café. [Tem versões de tortilla feita com milho também].
Os deditos de maiz, são feitos com farinha de milho e fritos. É possível sentir bastante o gosto do milho. Já os hojaldres são feitos con farinha de trigo, água, açúcar, sal, ovo, azeite e fritos em azeite. Dos três os hojaldres são os que mais se assemelham aos alimentos consumidos na Europa cuja base era na farinha de trigo. O sabor dele lembra muito os tarecos aqui do Brasil. Todos são bem saborosos e acompanhados de uma xícara de café fumegante ficam deliciosos.
Você sabia?
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📌 Lembramos que se você faz uso dos meus textos, peço que dê os créditos e faça a citação.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📽 Sidiana Macêdo, Ciudad de Panamá, 16 de Julho de 2023.
(1) (2) Jorge Jurado. Sabores de Panamá: Las 100 menores recetas. Coordinación y direcionar de Arte Rolando Domingo. Fotografias: Raúl Pinzón. Diseño de cubierta: Lucía Baeza.Ed. por Ediciones Balboa, Panamá. Impressionante y encuadernación: Vilhena Arres Gráficas. 2008, p, 2.
Comments