O texto de hoje é sobre o quadro: "Daquilo que se come: rotas pelo Pará" [nesta série de textos eu vou falar sobre histórias da alimentação a partir de viagens pelo Pará]. E se você quer conhecer um pouquinho mais do Pará, me acompanha por aqui(...)
Hoje vou falar sobre o ensopadinho de camarão com legumes, um dos pratos oferecidos nos hotéis da Ilha do Mosqueiro-PA, lugar de muitas histórias da alimentação.[ Já falamos sobre algumas das histórias do Mosqueiro]. O camarão frito era/é um dos preferidos pelos turistas e moradores. Leandro Tocantins nos lembra ainda que: "(...) descascávamos travessas de camarões fritos, joia de paladar, com regalo de uma batida com cachaça de Abaetetuba". (1) Mas, além do camarão frito havia uma preferência pelo ensopadinho de camarão regional com legumes. Nas lembranças de Dona Oscarina, que trabalhou por muitos anos no Hotel Farol, segundo nos contam Andréa Mártyres de Oliveira e Silvia Sueli Santos da Silva, autoras do livro "Hotel Farol: História e Memórias" sobre os pratos que eram servidos no hotel na segunda metade do século XX: "Era leitão, era carne carne assada, era camarão com legume, era torta de camarão, era carne moída pra fazer uma torta ou assim mesmo, era peixe ensopado (...) A gente fazia um ensopadinho de camarão, que os hóspedes gostavam muito (...)". Aliás, o dito ensopadinho de camarão que geralmente levava/leva camarão regional, batatas, chuchus, cenouras, maxixe e temperos ainda hoje é encontrado não apenas no Mosqueiro, mas, em outras cidades do Pará. E você? Gosta de ensopadinho de camarão?
.
.
.
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
(1)TOCANTINS, Leandro. Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987, p. 31.
(2) Andréia Mártyres de Oliveira e Silvia Sueli Santos da Silva.Hotel Farol: História e Memórias" vol II. Belém, PA:Paka-Tatu, 2020. p, 247.
Comments