Eu começo este texto agradecendo o rico diálogo estabelecido ontem a partir de uma perguntinha no story, sobre a/o fruta-pão. Foi muito bom conhecer mais do tema.
Você sabia que o nome popular de fruta-pão está associado ao fato de que ela tem gostinho semelhante ao pão quando cozido?
E que existem relatos dele desde o século XVIII sobre o seu consumo? Segundo Paulo Cavalcante, "A fruta pão é um dos mais importantes frutos alimentares do mundo(Hill, 1952).Por seu alto conteúdo em carboidrato é uma alimento energético de primeira ordem...e como alimento total é superior ao pão branco comum (Leon, 1968). Tais conceitos não parecem válidos ou são desconhecidos das nossas populações, que só ocasionalmente consomem a fruta, ao contrário de muitos habitantes das ilhas do Pacífico, para os quais a fruta pão constitui um insubstituível recurso alimentar". (1) E ainda, Os frutos que são colhidos " (...)pouco antes da maturação e assados em forno, ou cozidos, tem o sabor e a consistencia do pão fresco de trigo (...) Em algumas regiões é considerado mais uma hortaliça, ou "legume", do que como fruta.
A fruta-pão-de-caroço contém mais ou menos 60 sementes, que são consumidas depois de cozidas, tendo sabor idêntico ao da castanha europeia (Castanea sativa)". (2) Oscar Canstatt, em seu livro, Brasil, a terra é a gente, em relato do século XIX, no fala em "(...) um não menos precioso dom da natureza é o fruto da árvore do pão (...) A manga como a fruta-pão são originários da Índia". (3) Aqui no Pará se consome o caroço da fruta, que cozido e fica semelhante à imagem da fotografia. Interessante que a fruta se assemelha as castanhas portuguesas no aspecto físico, inclusive com uma casca mais "dura" e uma leve película que antecede a "massa" branca. Sobre o consumo Paulo Cavalcante conclui que: "Por todos os interiores da região ainda é comum encontrarem-se árvores de fruta pão que escaparam das culturas ou fora abandonadas, crescendo espontaneamente no meio da vegetação. Frutífera geralmente na segunda metade do ano".(4)
.
.
.
💬 E você conhece a/o fruta-pão? Gosta? Como consome?
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📸 Fruta-pão. Acervo da Autora.
📌 Lembramos que se você faz uso dos meus textos, peço que dê os créditos e faça a citação. Afinal, aí reside a riqueza da literatura bibliográfica: a sua diversidade de obras.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
(1)(2)(4)CAVALCANTE. Paulo B. Frutas comestíveis da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; Companhia Souza Cruz, 1998, p,103.
(3) Canstatt, Oscar. Brasil, a terra é a gente (1868). Rio de Janeiro, Irmãos Pengetti Ed., 1954, p. 102.
Comments