O daquiloquesecome está de férias! E eu vou compartilhar tudinho sobre histórias da alimentação e gastronomia dos lugares que vou passar. Primeira parada a cidade de Manaus, no Amazonas. Cidade linda, encantadora e nossa "prima" por assim dizer. O primeiro sabor que provei em terras manauaras foi o X-Caboquinho!
O X-Caboquinho é um sanduíche tradicional de Manaus. Aliás, desde 2019, quando os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que fez do sanduíche amazônico em Patrimônio cultural e imaterial da cidade.(1) O X-Caboquinho é um sanduíche, "Preparado com pão francês, queijo coalho, banana pacovã frita e tucumã, fruta nativa da região. É um dos sanduíches mais consumidos pelos manauaras".(2) É muito saboroso!!!! Eu amei a experiência. O X-Caboquinho leva como principal ingrediente o tucumã. Vicente Chermont de Miranda nos diz sobre o "Tucumã, s.m. -Astrocarium tucuman. Palmeira muito espinhosa de frutas encarnadas, em volumosos cachos, cuja polpa amarelo-avermelhada é doce e pegajosa".(3) O Tucumã do Amazonas é uma Arecácea (Palmeira) cujo nome científico era Astrocaryum aculeatum.Mas, que atualmente é Astrocarym Tucuma. A origem desta Palmeira, cuja altura atinge em média 25 metros de altura seria como nos aponta Paulo B. Cavalcanti: "ser nativo do Estado do Amazonas onde é muito frequente, dispensando-se por outras áreas (Guianas, Peru e Colômbia) e, ao que parece, não chega ao Estado do Pará". (4) E ainda, "Este tucumã é bem diferente daquele do Pará (...) Nos meses de janeiro a abril é muito comum nas feiras e nos principais pontos de afluência de pessoas no centro comercial de Manaus". (5) Come-se Tucumã com os dentes e um bom prato de farinha, em lascas no pão ou com mingau de farinha d'água. As opções são várias. Ultimamente, tem-se relacionado muito seu consumo ao sanduíche X-Caboquinho, mas, é importante que se diga que seu consumo é ancestral. Aliás, populações indígenas, também faziam uso das fibras para confecção de rede e dos caroços para fabricação de colares.
.
.
.
💬 E você? Já provou o X-Caboquinho de Manaus? Me conta!
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📌 Lembramos que se você faz uso dos meus textos, peço que dê os créditos e faça a citação. Afinal, aí reside a riqueza da literatura bibliográfica: a sua diversidade de obras.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📽 Sidiana Macêdo. Manaus/AM. 12 de julho de 2023.
(1)(2) X-caboquinho. REDAÇÃO - JORNALISMO@PORTALAMAZONIA.COM
23/07/2021 11:20 |Atualizado 30/01/2022 16:50 In: https://portalamazonia.com/amazonia-az/x-caboquinho
(3)Vicente Chermont de Miranda. Glossário Paraense. [Coleção de Vocábulos Peculiares à Amazônia e Especialmente à Ilha do Marajó]. Universidade Federal do Pará. 1968, p. 92.
(4)(5)CAVALCANTE. Paulo B. Frutas comestíveis da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; Companhia Souza Cruz, 1998, p. 219/220.
Comments