E o Jambu você conhece? O Jambu é segundo Raimundo Morais: "Jambu – (Spilanthes oleracea) – Planta herbácea, de flores amarelas. Usa-se muito cozinhada no tucupi, principalmente naquele que é misturado no tacacá. De leve sabor travoso, faz tremer o beiço".(1)
É verdadeiramente impossível pensar alguns pratos regionais sem o jambu, o tacacá, por exemplo, não é tacacá sem o jambu. Popularmente, conhecido como a planta do "treme", o jambu fica perfeito com tuupi e é quase impossível não vê-los juntos. Osvaldo Orico nos diz ainda que: "Concorre com as pimentas em arder nos lábios uma erva chamada jambu, que s essa de preferência no tucupi e esverdeia aquele caldo amarelo com as propriedades que têm suas folhas de mudar-lhe a cor. Os paraenses não dispensam o jambu no tacacá e um dos prazeres que lhe proporciona esta erva é o de ficarem com a língua e os lábios ardendo gostosamente". (2) É examatemente assim como descreve Osvaldo Orico, "língua e os lábios ardendendo gostosamente", na atualidade o jambu ocupa cenário importante na gastronomia do Pará, sendo insumo de vários outros pratos. Dos pastéis com recheio de camarão e jambu, quiches e tortas ao arroz paraense, pesto de jambu, frango com jambu entre outros. E você? Já provou o nosso jambu? Me conta!
.
.
.
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📸 Acervo Pessoal da Autora.
(1) Raimundo Morais. O meu dicionário de cousas da Amazônia. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2013, p, 106.
(2) ORICO, Osvaldo. Cozinha Amazônica. Belém: Universidade Federal do Pará, 1972, p, 69.
Comments