top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Macarrão à alemã.

Terça com receita histórica, da coluna Menu de Madame, publicada em Belém, no jornal Folha do Norte, no ano de 1950.





As receitas são também um retrato do contexto daquela época e da sociedade, através dos ingredientes e das formas de preparo é possível identificar todas as misturas e influências ao longo de seu processo histórico.(1) A coluna Menu de Madame era voltada para a mãe, a mulher da casa, socializando receitas. Importante dizer que a coluna do jornal Folha do Norte pode ser compreendida à luz das explanações de Maluf & Mott, quando demonstram a constituição de um padrão pelo qual a sociedade, nas primeiras décadas do século XX, construiu para o papel da mulher como mãe de família. Um discurso que era elaborado a partir do papel de mãe, esposa e dona de casa. (2) A historiadora Maria Cecília Pilla ao analisar os manuais de administração do lar e livros de cozinhas que circulavam no Brasil da virada do século XX até meados de 1960 observou que os mesmos apresentavam uma estrutura voltada para a ideia de “rainha do lar” ou a dona-de- casa, como aquela que pode governar sua casa e desta forma sua cozinha. Neles tem-se a ideia de que a cozinha aparece como principal parte da casa sendo nela que ao fazer a comida cria-se toda uma harmonia da casa.(3) A coluna Menu de Madame foi publicada durante todo o ano de 1950, no jornal Folha do Norte. A coluna tem início em 30 de abril daquele ano e surge com quatro receitas. (4)Volta a aparecer novamente em 7 de maio de 1950.(5)

Na publicação de 14 de maio, as receitas aumentam para cinco descrições, quantidade que mantêm-se até o fim do ano, o que demonstra que havia interesse do público na dita coluna, pois, ela não apenas manteve-se por todo o ano com regularidade como também

passa a aumentar o número de receitas. Em 6 de agosto a coluna aparece com certo destaque, com título em letras maiores e em duas colunas; na publicação de 20 do mesmo mês, a coluna ganhou uma ilustração, sendo apresentada com

a imagem de uma mulher bem vestida e elegante, a personificação da Madame, segurando uma colher com um alimento, que ela preparava na panela a ferver e de onde saía uma misto de fumaça e aroma. Na outra mão ela segurava a tampa da panela, com jeito de quem sabia e dominava as técnicas da cozinha.(6)

.

.

.

💬 A receita de macarrão à alemã é muito saborosa uma boa experiência gastronômica. E não esquece de me contar o que você achou!!

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

(1) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. Menu de Madame: influências lusitanas na alimentação em Belém, Pará, Brasil, Revista Brasileira de Gastronomia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p.74-96,jul./dez. 2018.DOI: http://dx.doi.org/10.34181/rbg

2018.v1n1.p, 74-96.

(2) MALUF, Marina & MOTT, Mária Lúcia. Recônditos do mundo feminino. In: SEVCENKO, Nicolau. (Org.) História da vida

privada no Brasil: da belle époque à era do rádio. Vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Em relação a questões acerca de um ideário feminino e do no Pará ver: CANCELA, Cristina. Destino cor de rosa, tensão e escolhas: os significados do casamento em uma capital amazônica (1870-1920). Cadernos Pagu(30), 2008, p. 301-328.

(3) PILLA, Maria Cecília. Labores, quitutes e panelas: Em busca do Lar Ideal. In: Cadernos Pagu (30), janeiro-junho de 2008. pp. 329/343.

(4) Folha do Norte,30 de abril de 1950, p. 07. (5) (6)Folha do Norte,7 de maio de 1950, p. 07.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pirão

Comments


bottom of page