top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Mercados e feiras em Belém.


Não se pode, contudo, falar de Belém sem falar de seus mercados e feiras. Uma vez que, elas eram importantes espaços de comércio e de socialização a começar pelo próprio Ver-o-Peso.


Tais espaços, pela movimentação e pela circulação de pessoas também foram espaços de intensa dinâmica dos mais variados tipos de vendas, comércio e sujeitos sociais que todos os dias frequentavam tais espaços.

Segundo Pinto, por volta de1952, além do Ver-o-Peso, havia outras feiras espalhadas pela cidade: em Batista Campos; na Bandeira Branca; na Pedro Miranda e no Guamá, entre Silva Castro e Pedreirinha do Guamá. O Departamento Municipal de Agricultura e Feiras-Livres, por

sua vez, comercializava produtos de diversas regiões do Pará, como aqueles oriundos da zona da Estrada de Ferro de Bragança.(1)Ainda de acordo com Pinto, na década de 1950, a Prefeitura administrava 11 mercados públicos em Belém: o Mercado de Ferro (no Ver-o-Peso); Santa Luzia; Porto do Sal; Batista Campos; Marambaia; Acampamento; Canudos; Sacramenta; São João; Franklin Roosevelt e Cremação.(3)



Na belíssima fotografia, de 24 de outubro de 1949, de Robert Larimore Pendleton, temos a feira que circundava o entorno do Mercado de Ferro, é possível ver uma senhora vendendo seus temperos e ervas, atrás, sacos de farinha e outras barraquinhas. Também temos uma ideia pela fotografia da movimentação no entorno. Leandro Tocantins, nos fala que: "o vasto espaço marginal à baía de Guajará onde se enquadram o Ver-o-peso e aqueles dois entrepostos é todo um mercado: nas calçadas, no leito das ruas, nas pequenas casas de comércio, nos botequins,  movimenta-se a multidão num vai-e-vem incessante. Formigueiro matutino. Território do pitoresco". (4) E ainda, "O Mercado-de-Ferro vende,, de preferência,  peixes e mariscos. O Mercado Municipal, carne de boi, verduras, cheiro-verde,  frutos, ervas. Ambos  porém, oferecendo comidas e bebidas paraenses e até baianas. E quase tudo o que a terra produz(...)". (5) E você? Qual Memória tem sobre as Feiras e/ou Mercados de Belém? Me conta!

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 Belém (Brazil), people gather at fruit market. .Robert Larimore Pendleton -

Date of Photograph: 1949, Belem, Para, Brazil. 24 Oct 49. PhotographerPendleton, Robert Larimore, 1890-1957

Country/NationBrazil; Region Norte

State/ProvincePará (state). Original Collection: Robert L. Pendleton. RepositoryAmerican Geographical Society Library, University of Wisconsin-Milwaukee LibrariesRightshttps://uwm.edu/libraries/digital-collections/copyright-digcoll/Digital

(1)(2) (3)PINTO, Lúcio Flávio. Memória do Cotidiano, vol. 3. Belém: 2010, p. 10; 25

(4)Leandro Tocantins. Santa Maria de Belém do Grão-Pará instantes e evocações da cidade. 3 ed. Editora Itatiaia Limitada. Belo Horizonte. 1987, p. 335.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pirão

コメント


bottom of page