top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

O jambo rosa.

O Almanach Paraense, para o ano de 1906, tem uma coluna intitulada "Fructas do Pará", nela aparece o jambo. Como uma assim descrita: "Jambos - oriundos do Oriente; cultivados aqui principalmente em duas especies, ambas provenientes do archipelago de Sonda, onde a área do genero Jambosa contando 120 especies, se extende de Madagascar até á Polynesia".(1) O jambo rosa tem colheita entre os meses de janeiro a maio e segundo o livro Alimentos Regionais Brasileiros "(...)o fruto contém vitaminas A, B1, B12, além de cálcio, ferro e fósforo" E ainda, "(...) é consumido in natura ou sob forma de sucos, molhos, compotas, geleias e doces em calda".(2) Importante dizer que os jambos mais comuns de serem encontrados no Norte e Nordeste são: jambo rosa, jambo vermelho e jambo amarelo. A árvore que produz o jambo é chamada de jambeiro, da família das Myrtaceae que em alguns países é utilizado ainda como planta medicinal. E você? Qual receita faz com jambo rosa?


.


.


.


📚✍️🏽Referências.


🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.

📸 Leila Dias Ferreira.

(1) Almanach paraense : para o anno de 1906. Autores Diversos. "Obra de utilidade pública que reúne informações condensadas sobre o Estado do Pará e sobre o Município de Belém (instrução pública, segurança, órgãos estatais e municipais, etc.), além de muito material sobre as casas comerciais e serviços (...)".

(2)Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Alimentos regionais brasileiros / Departamento de Atenção

Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. p,58.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page