Se por um lado na sexta-feira santa prevalece o jejum, por outro, no domingo de Páscoa tem a fartura à mesa e dos chocolates. Mas, você sabe qual a origem dos ovos de Páscoa? E dos ovos de chocolate? Vem comigo conhecer um pouquinho mais desta História.
os
A tradição dos ovos como presente remonta a Antiguidade Clássica e está relacionada a crença simbólica do ovo associada à fertilidade, vitalidade. Eram trocados no início da primavera. Os ovos dados aos amigos eram de galinha que ganhavam cores variadas e a origem é bem anterior ao Cristianismo. Os tradicionais ovos de chocolate tão presentes na nossa sociedade na atualidade só aparecem no século XVIII, na França. Segundo Daniel Neves, professor de História: "Ao longo da história, o ovo foi enxergado como um dos mais tradicionais símbolos associados com a fertilidade e com o ciclo e a renovação da vida. Com isso, os ovos de galinha, por exemplo, tornaram-se um item para presentear".(1) Por exemplo, "Na Pérsia, por exemplo, era comum que a mesa do jantar fosse decorada com ovos coloridos durante o Noruz, festival que celebrava a passagem de ano na cultura persa. Essa celebração estava ligada com o zoroastrismo, religião popular na Pérsia. Os ovos coloridos que decoravam a mesa de jantar eram consumidos no fim da noite".(2) Assim, o costume de dar ovos coloridos esteve presente em diversas culturas ao longo do tempo. A tradição, portanto, não nasce com o Cristianismo.
.
.
.
💬 To be continued...
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📸 Canva.
(1) (2) SILVA, Daniel Neves. "Ovo de Páscoa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/ovo-de-pascoa.htm. Acesso em 2 de abril de 2022.
コメント