Domingo com receita histórica? Temos sim. A receita histórica de hoje é de um livro que eu adoro:"A Arte de Cosinha", de João da Matta, que era cozinheiro e proprietário do GRAND HOTEL DU MATTA e do HOTEL JOÃO DA MATTA, em Lisboa, Portugal. O livro foi publicado no ano de 1876. João da Matta fez fama nas cozinhas portuguesas e tornou-se um dos maiores cozinheiros português do século XIX. (1) Através do seu livro, João da Matta nos permite observar como ao longo da História da Gastronomia as receitas apresentam aquilo que o historiador Carlo Ginzburg denominou de circularidade cultural. A receita de hoje são os "Pastellinhos à la Dame Fêlice" segue a receita: [Na transcrição da receita foi mantido a ortografia da época].
📍"Pastellinhos à la Dame Fêlice".
"Toma-se um pedaco de massa folhada e estende-se na grossura pouco mais ou menos de um pataco, e com um corta-massa de folha (com gomos) vão-se cortando rodellas do tamanho de um queijo branco, e vão-se collocando estas n'uma folha comprida, desencostadas umas das outras; deixam-se ficar em quanto se prepara o seguinte: Põe-se em uma cassarola um bocado de manteiga de vacca, uma cebolla (sê for verde melhor), salsa bem picada uma pitada de pimenta: refoga-se, mas sem chegar o refogado a ficar corado, e tira-se para fóra paraesfriar. Toma-se um pedaço de vitella e ubre da mesma, em partes iguaes, pisam-se muito bem n' um gral, e passa-se por um peneiro; junta-se-lhes depois o refogado,tempera-se de sal e mistura-se muito bem ; feito isto,vae-se pondo no centro das rodellas da massa que nós cortåmos, uma colhér (das de chå) cheia d'este picado, e por cima uma outra rodella da mesma massa untada por baixo com ovo, ficando bem unidas uma a outra; unta-se a rodella de cima com uma penna molhada em gema de ovo, levam-se ao forno e em estando cosidos servem-se". (2)
Observem que se usava uma "penna" para passar o ovo por cima dos Pastellinhos.
Essa é uma receita deliciosa e o livro de receitas antigo, como sempre digo, é uma excelente fonte de pesquisa para àqueles que se debruçam sobre a temática.
.
.
.
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📸 Acervo pessoal da autora.
(1) (2)João da Matta. Arte de Cosinha. IOE. Governo do Estado do Pará. Belém, 2017.
Comentários