top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Pesos e Medidas no Egito Antigo.

E voltando a série de textos sobre "os pesos e medidas e o mundo da alimentação", vamos falar da Metrologia no Egito Antigo, aliás, um primeiro aspecto que Irineu da Silva aborda é o fato de que provavelmente pesos e medidas da Antiguidade tinham uma mesma base.



Nesse sentido, "(...) basta estudar um pouco a Metrologia Histórica para notar que os pesos e medidas dos povos da Antiguidade eram bastante semelhantes, o que pode indicar que tiveram uma única raiz". (1) Irineu concluiu ainda que, "(...) para o comércio interno e na vida cotidiana, tudo leva a crer que cada povo manteve um sistema de medidas próprio. Talvez semelhantes, porém, não iguais". (2)

A balança era instrumento muito utilizado pelos egípcios para medir comercialmente falando e de forma simbólica. Era utilizada para medir o coração do morto. "A balança nunca se enganava". Na imagem, a medição, na sala das Duas Verdades, o que seria o julgamento daquela pessoa morta, feita pelo deus da morte Anúbis, o qual coloca o coração do morto numa balança de dois pratos. O contrapeso de medida era "a pluma da Deusa Maat, que representava a justiça. Depois de Anúbis ajustar a balança, verificava-se qual dos dois pesava mais, o coração ou a pluma. Dependendo do resultado da pesagem, então o espirito do morto seguiria para Paraíso ou para o Inferno".(3) Aliás, a palavra balança deriva do latim, segundo o site "Balança Analítica": "Balança (do latim bis – dois e linx – prato) é um instrumento que mede a massa de um corpo. A unidade usual para massa é o kg (Sistema Internacional de Unidades – SI). Portanto as balanças medem as massas dos corpos e objetos, não o peso deles". (4)

Desde o Egito Antigo, local que os estudiosos indicam como a origem da balança, a balança era no modelo com dois pratos. Na imagem, (egípcios deixaram desenhos de balanças nas paredes dos túmulos e nos papiros). É possível ver a balança no centro da cena, onde Anúbis (deus da morte) pesa o coração do morto para saber qual seu destino.

A ideia da "balança" que faz justiça é muito comum no Direito em nossa atualidade. Contudo, para além do uso simbólico, a balança era bastante utilizada no comércio.

Irineu Silva nos explica ainda que: "A unidade de massa básica egípcia, em todas as épocas, era denominada deben, que significa anel. Há registros de debens correspondentes a de 12 a 14 gramas, a 27 gramas e até 90 gramas, dependendo da época e do objeto medido". (5)

E você já conhecia esses detalhes? Qual outra curiosidade sobre pesos e medidas você conhece? Me conta.

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 Autor desconhecido. Papiro juízo final egípcio. Autor desconhecido.

Edição de Imagem do Commons, 13 de julho de 2006 (data de upload original)

Arquivo:Egyptbookdead3.jpg

https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Egyptbookdead3.jpg

(1) (2)(5) Silva, Irineu da. História dos pesos e medidas. São Carlos: Educação, 2004. p. 36;45; 44.

(3) Histórias e Curiosidades sobre a balança. 03 de setembro de 2015. http://www.balancasmicheletti.com.br/publicacoes/historia-da-balanca/

(4) Balança Analítica e a história.

http://www.balancas-analiticas.com.br/home/balanca-historia/ Acessado em 01 de janeiro de 2022.

Posts recentes

Ver tudo

Pirão

Comments


bottom of page