Era um domingo como hoje, mas, no ano de 1926 e os moradores da "pittoresca villa do Pinheiro" poderiam ir ao Petit- Bar e degustar um saboroso menu que oferecia:
"Fillet à Petit-Bar
Pescada com molho
Camarão á mayonaise
Gallinha com repolho
Gallinha ao molho pardo
Fritadas diversas
Fiambre
Iscas á portugueza
Cosido á portugueza".(1)
O cardápio do Petit-Bar apresentava em seu anúncio pratos muito consumidos desde fins do século XIX, como o camarão á mayonaise e a gallinha ao molho pardo. Igualmente a presença de pratos com denominação "á portugueza", no caso, as iscas e o cosido. Apesar de não haver a oferta dos pratos tidos como tipicos. A regionalidade da cultura alimentar aparecia na sobremesa, com a compota de bacury. E ainda, "(...)queijo, goiabada, fructas nacionaes, dôces, bebidas finas e schoop bem tirado.".(2) Em minha tese eu abordo como os cardápios dos restaurantes em Belém eram mestiçados.(3)Todo este menu seria degustado ao som do "(...) afinado Jazz-Band do Belem-Club" durante todo o dia. (4) Além do clima agradável e pitoresco o Petit-Bar trazia um menu bem atrativo. As sobremesas variavam entre os doces regionais como a compota de bacuri e o clássico queijo com goiabada. Uma delícia esse menu, não!?
.
.
.
Referências.
📸(1)(2)(3) Folha do Norte. Domingo,1926.
(4) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. A Cozinha Mestiça uma história da Alimentação em Belém fins do século XIX. PPHIST. UFPA. 2016.
Comments