Domingo com obra de arte. E para hoje temos "Peça de Café da manhã", do pintor australiano Hebert Edward Badham (1899-1961); a pintura que retrata uma cena de café da manhã no ano de 1936, em tons "alegres" e que a princípio nos permite uma leitura de calmaria no ambiente.
Com uma mesa posta em tons azuis, a mesa bem organizada, nos permite "vislumbrar o que era servido/consumido em algumas casas, no ano de 1936 no café da manhã. A mesa rústica tem toalhas, louças e utensílios muito bem selecionados e de época. Inclusive, a "modelo" da obra é a esposa do pintor. Além do vaso de flores a mesa é ornada com uma belíssima toalha quadriculada em tons que combinam com a xícara e a leiteira. E ainda, pão, açúcar, manteiga, ovo, um bule, leite e geleia. Mas, existe uma eminente preocupação posta na cena, que a princípio passa despercebida, no canto à direita, na manchete do jornal, o anúncio da invasão da Abissínia, por Musssolini, ação que resulta na II Guerra Ítalo-Etíope. Entre a Itália de Musssolini e o Império da Etiópia, que naquela época era conhecida como Abissínia.
A "preocupação" com a notícia era real e nem mesmo o pintor poderia ter imaginado o quanto os anos seguintes seriam terríveis para Europa. Ao lado do jornal, uma caixa de fósforo completa com mestria a cena. É portanto, um obra de arte que reproduz com realidade precisa o ano de 1936. Hebert Badham é um pintor realista australiano que fez parte da Escola de Arte de Sydney de Ashtone e usa cores alegres e tons fortes em sua obras.
E você já conhecia a obra de Badham?
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
🖼 Hebert Badham. Peça de Café da manhã. 1936. Óleo sobre compensado. 59x u1 cm. Galeria de Arte de Nova Gales do Sul. Art Gallery NSW.
📌 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. Uso Educacional.
Comments