E hoje vamos de Glossário da Alimentação Paraense. E a palavra de hoje é PIRÃO.
Na Amazônia, segundo Raimundo Morais o pirão é "Farinha-d’água misturada com caldo de peixe ou carne para servir de pão."(1) Mas, também chamamos pirão aquela comida que comemos com muita farinha, por exemplo, -estás comendo um pirão de açaí! Dizemos isso toda vez que a pessoa colocou muita farinha no seu açaí e ficou um pirão.
Como a farinha é um alimento cotidiano e muito consumido por aqui fazemos pirão de farinha no café, no vinho de cupuaçu, no caldinho de feijão ou ainda um pirão de peixe. Os viajantes Spix e Martius quando estiveram nos arredores da vila Bittencourt, no Amazonas, no ano de 1820, próximo ao povo indígena Miranhas, observou que: "ao anoitecer, voltaram eles, para serem banqueteados com enormes quantidades de bolos, pirão escuro de mandioca e gazelas cheias de cajiri de cocos de palmeira."(2) Fazer pirão com uma boa farinha é prática alimentar ancestral. E você? Como gosta do teu pirão?
.
.
.
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📸 Sidiana Macêdo. Canva para equipe. 2024. (1) MORAIS, Raimundo. O meu dicionário de coisas da Amazônia. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2013.p,136. (2) Spix, F., Johann Baptist von, 1781-1826.Viagem pelo Brasil (1817-1820) / Spix e Martius. ; tradução de Lúcia Furquim Lahmeyer -- Brasília : Senado Federal, Conselho Editorial, 2017. p, 356.
Comments