E o doce quebra-queixo você conhece?
Raul Lody, em Vocabulário do Açúcar: Histórias, cultura e gastronomia da cana sacarina no Brasil, nos informa que: "Quebra-Queixo Doce ou rebuçado em consistência puxa". (1) No dicionário Michaelis, online, sobre a etimologia da palavra quebra-queixo:"(...)que·bra-quei·xo. adj (...)3 REG (AL) Doce ou bala puxa-puxa". (2) É um doce cujo nome "Quebra-queixo" se origina pelo fato de que o doce quebra-queixo tem consistência mais "dura", então, quando é mordido muitos tem e a sensação de que o "queixo" quebra. Daí a frase popular: "fulano cuidado para não quebrar o queixo...". A base do doce é sempre açúcar água e coco. O Quebra-queixo é doce da minha infância, lá em Abaetetuba-PA, das vezes que eu ia com a minha mãe em algum lugar e toda vez que passava pelo senhor que vendia o doce na rua, numa banquinha toda branca, com a tampa de vidro eu pedia para ela comprar. O doce já todo cortadinho em cima de papel, pronto pra ser vendido. Era como se fosse um convite do próprio Quebra-queixo para quem passava por ele. Mamãe sempre parava e comprava uma fatia pra mim e nós seguimos em frente, mas, não como antes, para mim, a caminhada era mais colorida, era mais animada segurando meu doce preferido. As memórias em torno da Alimentação, que se transformam inesquecíveis e "alimento" para alma.
Na fotografia, registro feito em Abaeté pela minha tia Leila, é possível observamos a venda de Quebra-queixo na feira de Abaeté. A atividade ainda existe/resiste por lá, de maneira muito semelhante à época de quando eu era criança. E apesar do vendedor agora levar seu tabuleiro na bicicleta, a disposição do doce pré-cortado, pronto para ser finalizado o corte e servido, as facas de corte ao lado são realidade bem semelhante as minhas lembranças. Ao que parece a procura pelo doce é grande, o tabuleiro já estava pela metade.
E você que sabor de faz voltar no tempo?
.
.
.
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📸 Leila Dias Ferreira Venda de Quebra-queixo na feira de Abaetetuba, janeiro, 2023.
(1)Lody, Raul. Vocabulário do açúcar:histórias, cultura e gastronomia da cana sacarina no Brasil. São Paulo:Editora Senac São Paulo, 2011.p 165.
(2) Michaelis. In: https://michaelis.uol.com.br/palavra/OKLAw/quebra-queixo/
Comments