top of page
Foto do escritordaquiloquesecome

Receitas Históricas com mandioca.

Você sabia que existem receitas com mandioca nos livros de receitas do século XIX publicados no Brasil?

Domingo com receita histórica.

E eu não poderia deixar de compartilhar receitas preparadas com a mandioca. Três receitas do século XIX. A primeira delas é uma receita do livro Cozinheiro Imperial, o primeiro livro de receitas publicado no Brasil, intitulada: "Vatapá de porco".

Eu optei por manter a ortografia da época. Observem que no vatapá de porco faz-se uso de farinha de mandioca fina para engrossar o que era muito comum naquela época. Mas, notem que além do porco a receita levava ainda "tomates, cebolas, salsa, alho, gengibre, cardamomo, louro, pimenta da Índia e crumari além de amendoim torrado. Ingredientes bem diferentes do vatapá que costumamos fazer aqui no Pará. Segue a receita:


                    "Vatapá de porco.


Coza-se em agua uma porção de carne, ou lombo de porco e tempere-se com toucinho derretido, tomates, cebolas, salsa, alho, tudo muito bém picado, gengibre raspada,cardamomo, louro, pimenta da India e bastante da crumari.

Deixe-se cozer tudo muito bem, e deite-se-lhe alguma farinha de amendoim torrado, & depois engrosse-se caldo com farinha de mandioca fina e misture-se a tudo uma

porção de azeite de dende. Come-se com uma massa de qualquer farinha feita á parte. Por este mesmo methodo se fazem os'vatapás de gallinha, peixes e mariscos, mas estes dous ultimos levão azeite doce em lugar de gordura".(1) Já as outras duas são do livro "O Cozinheiro Nacional", datado de 1870: uma de mandioca assada, feita no "boralho" com "sal, açúcar, manteiga, gordura ou nata de leite" servida depois de bem corada.  E outra de mandioca frita, também assada no borallho,mas, cortadas em rodelas [diferente da forma que é frita hoje cortada em tiras que lembram batata frita] e "com salsa, sal e folhas de cebola picada".  Tem como não gostar? Seguem as receitas:


            "36. Mandioca assada.


 - Assão-se no borralho uma ou duas mandiocas ; estando assadas, descascão-ne e arranjão-se n'um prato ; ajunta-se um pouco sal a assucar, deita-se um pouco de manteiga por cima, gordura ou nata de leite, e põe-se no forno ou sobre brazas, cobrindo com uma tampa com brazas por cima ; estando coradas, servem-se quentes".


                  37. Mandioca frita.


Assão-se ao borralho, ou cozem-se em agua, duas mandiocas; descascão-se e cortam-se em rodellas deitão-se a frigir em uma Cassarola, com um pouco de sal, salsa e folhas de cebola picada, e servem-se".(2)

.


.


.


📚✍️🏽Referências.

🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.

📸 Sidiana Macêdo. Canva Equipe.

(1) Cozinheiro Imperial. Por R.C.M. 10° edição. Rio de Janeiro. Editora LAEMMERT & C. 1887, p, 111.

(2)Cozinheiro Nacional. Livraria Garnier, 1870. p, 359. https://digital.bbm.usp.br


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page