Duas coisas me chamaram atenção no Sancocho Panameño: a herança indígena ao prato através do uso do ñame e do culantro e também o fato do Sancocho ser consumido no horário de calor para "refrecarse". Isso lembra muito o uso que fazemos em Belém do tacacá por exemplo. Não importa a hora da tarde, sol e calor um tacacá sempre nos "refresca". Aliás, nesse sentido o Sancocho é um caldo assim como o tacacá. [E guardando as devidas diferenças os usos se assemelham]. Segundo Nita Ragoonanan: "Los panameños prefieren comer un plato de sopa caliente para el almuerzo, en los días más calurosos, para que les ayude a refrescarse. Siempre que lo necesite, está ahí para usted. El sancocho es considerado casi como un elixir de la vida en Panamá." (1) Ou seja, assim como a canja é uma alimento de "sustância". Por outro lado, o uso dos ingredientes indígenas fazem do Sancocho um prato Mestiça. [Sendo essa identificação aqui]. Portanto, o inhame (Ñame) e o culantro (chicória) são segundo Jorge Jurado de herança indígena. Desta forma, "El ñame se utiliza principalmente en las sopas como un agente que espesa los caldos y da consistencia a los platillos". Já o culantro "Es una planta que crece silvestre en los campos de Panamá. Muchas veces se lê confunde con lo que se conoce como "maleza" o hierbas parásitas que invadem los jardines. Suas hojas alargadas y dentadas constituem un elemento indispensable para lá cocina panameña".(2) No Pará, o culantro [chicória] é um dos temperos usuais no cotidiano de muitas famílias. Observar e experimentar a cultura alimentar de outro país nos permite visualizarmos usos, técnicas e práticas que se assemelham a nossa própria cultura alimentar. É realmente fantástico.
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📚✍🏽 Referências.
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📽 Sidiana Macêdo, Ciudad de Panamá, 14 de Julho de 2023.
(1) Sancocho.por Nita Ragoonanan. Dezembro de 2019.
https://www.196flavors.com/es/sancocho#:~:text=El%20sancocho%20es%20el%20plato,la%20batata%20y%20el%20%C3%B1ame. Acessado em julho de 2023.
(2) Jorge Jurado. Sabores de Panamá: Las 100 menores recetas. Coordinación y direcionar de Arte Rolando Domingo. Fotografias: Raúl Pinzón. Diseño de cubierta: Lucía Baeza.Ed. por Ediciones Balboa, Panamá. Impressionante y encuadernación: Vilhena Arres Gráficas. 2008, p, 14 y 15.
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