Sancocho é um prato comum em toda América Latina [Falei sobre nos textos anteriores] Mas, importante dizer que existem ingredientes diferentes em cada um dos países. Segundo Nita Ragoonanan: "Sus variantes son platos nacionales populares en las Islas Canarias, PuertoRico, Honduras, Ecuador, Colombia, Cuba, Panamá, República Dominicana y Venezuela (...) Por lo general, contiene grandes trozos de carne, tubérculos y verduras, servidos en un caldo." (1) Estive na República Dominicana experimentando as comidas com identidade nacional, entre elas o Sancocho. A República Dominicana, país caribenho. Que tem muita história. A capital é a cidade de Santo Domingo, a primeira cidade colonial da América, colonizada por espanhóis. Foi o primeiro lugar em que Colombo chegou. O país tem uma cultura alimentar riquíssima fruto de influências ao longo da sua história. Na República Dominicana, conversei com alguns moradores que me disseram que o Sancocho não é consumido todo dia, mas, aos domingos, junto de toda a família, um grande prato de sancocho com um pouquinho de arroz, faz a alegria de todo mundo. É portanto, um alimento de sociabilidade familiar, de conforto da "barriga" e da alma. No vídeo, temos o sancocho dominicano, elaborado com carnes, raiz e verduras. A maiz é uma dos elementos bem presentes nesta versão de sancocho. Mas, importante dizer também que sancocho é daqueles alimentos que cada um [família] tem a sua receita e faz dela alimento afetivo. Nesse sentido, nos explica Ragoonanan: "En la República Dominicana, el sancocho es considerado uno de los platos nacionales (...) Hay una variante llamada sancocho cruzado o sancocho de siete carnes, que incluye pollo, carne de res y cerdo, con otras carnes. El sancocho de siete carnes se considera el mejor plato de sancocho. También se utiliza longaniza, un tipo de salchicha de cerdo. El sancocho de gallina también es común y, a menudo, se prepara para ocasiones especiales o los fines de semana. Mientras que el sancocho de habichuela y el sancocho de guandules son comunes, otros tipos de sancocho son muy raros." (2) Eu adorei a experiência de provar dois tipos diferentes de sancocho, nas versões de dois países: Panamá e República Dominicana. E você gostou de saber?
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📌 Lembramos que se você faz uso dos meus textos, peço que dê os créditos e faça a citação. Afinal, aí reside a riqueza da literatura bibliográfica: a sua diversidade de obras.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📽 Sidiana Macêdo, Ciudad de Punta Cana, 14 de Julho de 2023.
(1) (2) Sancocho.por Nita Ragoonanan. Dezembro de 2019.
https://www.196flavors.com/es/sancocho#:~:text=El%20sancocho%20es%20el%20plato,la%20batata%20y%20el%20%C3%B1ame. Acessado em julho de 2023.
Comments