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Tamales.



Os tamales, alimento consumido por povos da Mesoamérica e que são

elaborados à partir da farinha de milho e água, inicialmente com recheios salgados, embalados em folhas e cozinhados (Lembram em parte a pamonha, aqui no Brasil), são alimentos simbólicos, consumidos em festividades e alimento importante aos diversos povos indígenas da Mesoamérica muito antes do processo de colonização espanhola. Cristina Barros, em seu texto, "Tamales Ceremoniales" nos esclarece que os tamales eram alimentos oferecidos às divindades em agradecimento as boas colheitas. Nestas ocasiões, os "primeiros alimentos" que deveriam ser oferecidos eram justamente aqueles derivados do milho, já que o milho, era tido por povos da Mesoamérica como um alimento sagrado. Assim, "Por su gran importancia como alimento, el maíz ha sido considerado entre los pueblos originarios de México como una planta sagrada, desde la antigüedad hasta nuestros días. En algunas culturas hay incluso un dios del maíz, muchas veces dual; por ejemplo, entre los mexicas Centéotl era el dios del maíz maduro, y Chicomecóatl, la diosa. En la tradición mesoamericana –cuya raíz es agrícola– a las deidades se les pide y se les agradece a través de ofrendas que suelen ser productos cultivados, alimentos cocinados o bebidas. Entre los primeros alimentos que debieron prepararse con maíz estuvieron sin duda los atoles y los tamales". (1) Barros pontua ainda que essas primeiras massas de tamales deveriam ser feitas de farinha de milho misturadas com água, envoltas em folhas e cozidas. (2) Dentro desta perspectiva, Linda Civitello nos aponta que: "the Aztecs also worshiped the god of fire who lived among three other gods, represented by three stones on the hearth where all the cooking was done. Much of today’s Mexican cooking equipment and the food cooked on it are directly descended from the Aztecs". (3) Ou seja, o ato de cozinhar para os Astecas estava associado simbolicamente as divindades. Os tamales, portanto, como um alimento oferenda. E que continuam tendo em parte essa característica na atualidade já que segundo a autora, os tamales ainda hoje: "continúan siendo una ofrenda frecuente en las ceremonias relacionadas con el ciclo agrícola del maíz, aunque también hay tamales especiales para momentos del ciclo de vida, para bendecir una casa o para otras ceremonias. Se trata de una muestra más de continuidad cultural".(4) Os tamales como alimento oferenda importante e presente em datas e momentos importantes da vida das famílias e das pessoas no Mexico. Na imagem, intitulada ofrendas de tamales y carne, presente no Códice Florentino, do século XVI, é possível ver os tamales como oferendas. Aliás, os tamales com recheio de carne tem consumo até os dias de hoje. Esther Katz, fala sobre o consumo de tamales de carne pelos Mixtecos nas décadas de 80, do século XX que: "(...) a carne é um alimento de prestígio consumido, sobretudo nas festas, em forma de caldo, tamales (um tipo de pamonha)". (5)

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📚✍🏽 Referências.

📸 Ofrendas de tamales y carne. Códice Florentino, lib. IV, f. 69v. Digitalización: Raíces.

https://arqueologiamexicana.mx/mexico-antiguo/tamales-ceremoniales

🔖Qualquer óbice por favor nos avisar. Uso Educacional.

(1)(2)(4)Barros, Cristina, “Tamales ceremoniales ”, Arqueología Mexicana, núm. 168, pp. 73-76.

Hoyer, Daniel and Snortum, Marty Tamales , p. 8. Gibbs Smith, 2008. ISBN 1-4236-0319-2

(3) Civitello, Civitello, Linda. Cuisine and culture : a history of food and people / Linda Civitello. — 2nd ed. 2008, p.105.

(5) Esther Katz, Alimentação Indígena ma América Latina: Comida Invisível, Comida de pobres ou patrimônio culinário? Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v.3, n 1,p. 25-41, jan/jun. 2009, p . 29.

















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