A passagem do ano ou "virada" do ano é uma data repleta de tabus, tradições e simbologias em torno da alimentação. Dentre as mais usuais estão: não comer nada que "cisca" para trás, o Peru e outras aves são alimentos que devem ficar longe da mesa de Ano Novo. Contudo, outros alimentos são os favoritos, pois simbolicamente representam fartura e bons presságios. Entre as frutas estão a romã e as uvas, por exemplo. Dos animais o porco e os peixes tornam-se alimentos mais consumidos, além do arroz, lentilha entre outros. Das bebidas não pode faltar os espumantes. A mesa é pensada para "atrair" aquilo que se deseja para todo o ano: mesa farta e próspera. Nesse sentido, as superstições em torno da mesa muitas vezes levadas muito a sério, são parte importante do folclore da alimentação. E longe de extrapolar a mesa de Ano Novo, elas "nos" acompanham por todo o ano. E cada casa tem seu próprio ritual a mesa. Esse tema é bastante fértil, já que nas palavras de Luís da Câmara Cascudo:Um tanto aflorada nas superstições alimentares, a vastidão temática compreende toda a etiqueta tradicional da mesa, o respeito, que é um vestígio religioso inapagavel". (1) Com relação a mesa de Ano Novo e no quesito frutos, a romã, guarda uma papel nobre para este dia, já que ela como nos aponta Lúcia Gomenoso: "Por tradição, romã é símbolo de prosperidade e riqueza". E ainda, "O fruto tem casca dura e vários pequenos caroços envolvidos em uma polpa meio doce, meio ácida, muito saborosa".(2)
Aliás, essa época do ano é o momento que mais encontro para a venda, aqui na minha cidade, a romã [ é diga-se de passagem, num valor bem alto de aquisição] . E para fechar o ano, com muita beleza em for.a de obra de arte, trago a Natureza-morta com limões, laranjas e uma romã, de Jacob Van Hulsdonck, datada do século XVII. Realmente, a impressão é que romã, está na nossa frente, prontinha para ser consumida, não é verdade?
Eu confesso que tenho minhas superstições por aqui, [comer as 7 uvas, é uma tradição/superstição que trago da minha familia materna]. E você?
.
.
.
💬Eu desejo um Ano de 2023 de muitas realizações e alegrias. Muita fartura e boa comida na mesa de todos. 🤍
.
.
.
📚✍️🏽 Referências
🖼 Jacob Van Hulsdonck. Natureza-morta com limões, laranjas e uma romã. 1640. Museu Getty.
(1)Cascudo, Luís da. Dicionário do folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2012. p, 627.
(3) Franco, Ariovaldo, De caçador a gourmet:uma história da gastronomia. 4° ed. Rev. São Paulo:Editora Senac São Paulo, 2006. p, 27.
(2) Gomensoro, Maria Lúcia. Pequeno dicionário de gastronomia. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999, p, 348.
Comments